A Assembleia Legislativa analisa o Projeto de Lei 200/11, do deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM), que proíbe a circulação de veículos pesados com carga acima de 24 toneladas nas estradas estaduais não pavimentadas de Mato Grosso, durante período compreendido entre o dia 1º de dezembro e 30 de abril do ano subseqüente.
Segundo ele, a proposta tem o objetivo de dar fluidez e segurança ao tráfego de veículos nas rodovias não pavimentadas durante o período das chuvas, quando a conservação das estradas fica comprometida. "Nesse período, as estradas não pavimentadas ficam quase que intransitáveis. A circulação de veículo de carga compromete ainda mais o tráfego nas mesmas, gerando conflitos entre usuários de outros tipos de veículos e também prejuízos irreparáveis aos cofres públicos" argumentou.
O projeto assegura ainda que a Coordenação-Geral de Operações do Departamento de Transito ficará responsável pela fiscalização do veto a circulação. A matéria elenca veículos pesados como as combinações de Veículos de Carga (CVC) – caminhões que puxam dois ou mais reboques; combinações de Transporte de Veículos (CTC) – caminhões cegonha; combinações de Transporte de Veículos e Cargas Paletizadas (CTVP) – veículos especiais que transportam cargas de dimensões diferenciadas como trator ou guindaste, mesmo com Autorização Especial de Trânsito (AET).