PUBLICIDADE

Sinop: madeireiros pedem a Silval agilidade da Sema, comércio quer derrubar taxa e mais segurança

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa já despachou com dirigentes de várias entidades, no governo itinerante, em Sinop. “É um projeto que visa descentralizar as ações do governo, indo até as regiões que mais precisam de soluções. É mais fácil para o governo se inteirar dos problemas e resolvê-los”, disse, há instantes. Ele recebeu diversas reivindicações de entidades, associações do comércio, indústria, agronegócio, prefeitos e vereadores. O governador disse que, o próximo passo, é avaliar com secretariado os principais pedidos, considerando os orçamentos das respectivas secretarias.

O Sindicato Rural de Sinop entregou para o governador um documento pedindo apoio do governador para contestar determinadas ações da operação ambiental, feita pelo Ibama-Sema, devido ao aumento nos desmates na região. O presidente Antonio Galvan pediu que o governo estadual “não apoie a operação”.

A Câmara dos Dirigentes Lojas – CDL- e a ACES- Associação Comercial e Industrial de Sinop- reivindicaram ao governador que seja derrubada a cobrança de uma taxa cobrada pelo Corpo de Bombeiros de vistorias nos estabelecimentos comerciais. Só Notícias também apurou que foi pedido reforço no efetivo policial, que a cadeia feminina seja “retirada” da área central (avenida das Figueiras) e pediram apoio para o governo fazer gestão para que seja criado, no Poder Judiciário de Sinop, a 3ª vara criminal.

Silval recebeu primeiro diretoria do CODENORTE – Conselho de Desenvolvimento do Norte de Mato Grosso- que pediu apoio para serem viabilizados, no governo federal, os projetos e as obras para viabilizar a hidrovia Teles Pires-Tapajós, ligando o Nortão, a partir do rio Teles Pires, até o porto no Pará para escoar a safra agrícola e produção madeireira.

Os diretores posicionaram o governador sobre a mobilização para serem feitas as eclusas, no rio, quando forem feitas as obras da usina hidrelétrica, para ganhar tempo e economizar verbas públicas. Silval disse que espera, do governo federal, os estudos de viabilidade da hidrovia, que há anos vem sendo cobrada pelo setor produtivo do Nortão. O governador manifestou apoio ao projeto. O presidente do Codenorte, Antonio Rodrigues, considerou “positivo o encontro. Com esta ação o governo chega aos anseios do povo e se coloca à disposição para resolvê-los”, apontou.

O governador também reuniu-se com presidente e diretores do Sindusmad – Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso. Ele também já recebeu diretores das lojas maçônicas em Sinop. O presidente José Eduardo Pinto e o vice-presidente Gleisson Tagliari, voltaram cobrar mais agilidade da Sema – Secretaria de Meio Ambiente- nas liberações de planos de manejo para as indústrias madeireiras fazerem retirada seletiva de árvores para serem industrializadas. Também foram feitas cobranças sobre classificação de madeira, por parte do Indea. Eduardo disse que Silval vai tratar das reivindicações com os respectivos titulares das duas pastas.

Os prefeitos Chicão Bedin, de Sorriso, Wilmar Giachini, de Claudia, Alessandro Nicoli, de Santa Carmem, também terão audiências com Silval. Os prefeitos buscam apoio do governador para continuar as parcerias com consórcios de municípios e prosseguir asfaltamento entre Feliz Natal-Vera (parte já foi pavimentada) trechos Sinop-Claudia e até União do Sul.

A Câmara de Sinop pedirá ao governador que o Estado assuma custeio de 4 mil alunos da rede estadual. Atualmente, os custos são bancados pela prefeitura. Também serão reivindicadas reformas para 5 escolas com prioridade para a Cleufa Hubner. Representantes do Sintep também compareceram para reforçar o pedido.

O prefeito de Sinop, Juarez Costa, os deputado Dilmar Dal Bosco, Baiano Filho, Roberto Dorner os secretários da Casa Civil, José Lacerda, de Segurança, Diogenes Curado, de Transportes, Arnaldo Alves, de Comunicação Social, Osmar de Carvalho, acompanham as audiências, que devem ir até o meio-dia.

Em instantes, mais detalhes

(Atualizada às 12:03h)

Leia ainda
Silval acha injusta decisão para 23 frigoríficos de MT não exportarem
Silval inaugura asfalto em Sinop, assina convênios de hospital-esgoto
Governador entrega nova viatura ao Corpo de Bombeiros de Sinop
Silval diz que Exponop fortalece o agronegócio de MT

Foto: Só Notícias/Cleverton Neves

 

Diretoria do Sindusmad (foto: Ednilson Aguiar)

Diretoria CDL e ACES ( foto: Só Notícias/Cleverton Neves)

Silval com lideranças da maçonaria (foto: Ednilson Aguiar)

Diretoria do Codenorte

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...

Senador mato-grossense propõe semana para incentivar educação cidadã

O senador Jayme Campos (União-MT) apresentou um projeto de...
PUBLICIDADE