Representantes do poder público, entidades de classe e população são esperados na 4ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que acontece sexta-feira (3) e sábado, no auditório da câmara de Lucas do Rio Verde. O evento é realizado a cada quatro anos em todos os municípios e visa promover discussões e envolver todos os setores da sociedade, afim de buscar soluções para melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). "A conferência é uma oportunidade única para que a população possa conhecer o sistema e propor mudanças para melhorar a saúde pública do país", ressalta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi.
Em Lucas do Rio Verde, a pauta de discussões gira em torno do tema "Todos usam o SUS – Meta: acesso, acolhimento e resolutividade", com foco no "Acesso e acolhimento com qualidade – um desafio para o SUS". A coordenadora explica que todas as propostas levantadas e votadas pela população presente no evento, assim como as sugestões apresentadas pelos demais municípios de Mato Grosso são encaminhadas para análise nas etapas estadual e nacional da conferência, que acontecem em outubro e novembro, respectivamente.
Na Conferência Nacional de Saúde, as propostas são analisadas e novamente votadas. As melhores sugestões são implantadas e retornam ao município como políticas públicas. De acordo com a coordenadora de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Benedita Leandro, a conferência também é uma oportunidade para que o município ouça da população suas reais necessidades. Benedita ressalta que algumas das ações realizadas nos últimos anos, como a ampliação do atendimento nas unidades de saúde, a construção do Centro de Imagens e da Farmácia Central foram apresentadas na última conferência, realizada em 2007.