O prefeito Juarez Costa defendeu o setor madeireiro hoje, ao acompanhar a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e o governador Silval Barbosa no lançamento de nova ação fiscalizatória para conter desmatamentos na região Norte. A fiscalização deve se concentrar em áreas onde houve derrubadas para atividade agrícola e pecuária. Juarez disse que, em Sinop é possível observar uma conscientização do setor madeireiro pois "está atuando através do manejo florestal, o que possibilita o desenvolvimento sustentável e a preservação aliada às praticas econômicas como agricultura e reflorestamento", expôs.
Através do manejo, só são extraídas árvores próprias para industrialização. O setor madeireiro é a base econômica de Sinop e diversas cidades da região Norte.
Os ministros estiveram em Sinop para conhecer a base operacional da operação com equipes do Ibama, Polícia Federal, PRF e Força Nacional. A cidade é considerado ponto estratégico para as equipes partirem para os municípios onde os satélites apontaram aumento nas áreas devastadas.