O governador Silval Barbosa (PMDB) mais uma vez falou em tom ameaçador para aqueles que ainda pretendem seguir desmatando ilegalmente em Mato Grosso. Em Sinop, para acompanhar a visita dos ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Justiça, Eduardo Cardoso, o gestor estadual ressaltou que quem for pego praticando desmate ilegal será punido severamente e não vai “aceitar deixar impune quem cometer este tipo de crime”.
De acordo com o Silval, as equipes do governo do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), estão em ações efetivas permanentemente para tentar evitar este tipo de procedimento ilegal. Há também o trabalho de vistoria das licenças ambientais para saber se os donos de propriedades estão respeitando os documentos.
“Quem desmatou ou naquelas áreas que tinham licenças e avançaram além do permitido vão ser punidos. Vamos mandar uma relação destes proprietários autuados para Banco Central para que o órgão possa coibir qualquer tipo de financiamento nestas áreas”, ressaltou.
Para Silval, o governo está trabalhando desde 2005 para que Mato Grosso tenha uma produção sustentável, respeitando o meio ambiente. “Temos parceria com o governo federal na fiscalização ao meio ambiente. As ações efetivas de fiscalização tem sido permanentes no Estado. De 2003 até agora estamos reduzindo os desmates ilegais em 93% e a tendência é cair ainda mais. No final deste ano, certamente o desmatamento será menor que o do ano anterior. E queremos perseguir esta meta até o desmatamento ilegal zero”, ressaltou.