PUBLICIDADE

Deputados cobram implantação do Senac em Sinop

PUBLICIDADE

Os deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Baiano Filho (PMDB) encaminharam indicação ao presidente do Sistema Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, cobrando a implantação de uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Sinop. No documento, os parlamentares relatam as dificuldades encontradas pelos comerciantes locais quanto ao cumprimento do programa "Jovem Aprendiz", que obriga empreendimentos de médio e grande porte, a contratar como aprendizes entre 5% e 15% do total de trabalhadores e matriculá-los nos Senac, ou entidades com legitimação extraordinária.

O democrata argumentou que no final de abril o juiz trabalhista em Sinop, William Correira Ribeiro, acatou o mandado de segurança coletivo preventivo, impetrado pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, contra a exigência imediata para empresas contratarem menores aprendizes. Decisão fundamentada na indisponibilidade de prestação do serviço de formação técnico profissional realizado pelo Senac. "Mesmo havendo muitas vagas de emprego para jovens entre 14 e 24 anos em Sinop, temos dificuldade em cumprir a lei, já que os mesmos não estão sendo qualificados para o mercado de trabalho", justificou.

Dilmar alega urgência na implantação da unidade, vez que a medida judicial é válida até o dia 15 de junho, quando os comerciantes de Sinop estarão propensos ao recebimento de multa diante da não contratação de profissionais aprendizes. "Cidades polos como Tangará da Serra, Barra do Garças, Colíder, Primavera do leste e Rondonópolis já contam com o SENAC. Sinop concentra o setor de empresas e serviços de todo extremo norte mato-grossense e parte do sul do Pará. É justo que também sejamos contemplados com uma unidade", concluiu.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE