sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mutum: presidente da câmara defende aprovação do novo código florestal

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Nova Mutum, Luiz Carlos Gonçalves (PP), manifestou apoio à aprovação, no Congresso Nacional, do novo Código Florestal, que deve ser votado na próxima semana, e tem algumas medidas sugeridas pelo setor produtivo do Estado. O vereador também participou em Brasília do manifesto cobrando urgência na aprovação do código junto com outros 20 mil produtores, chacareiros e ruralistas. Lembrou das dificuldades que a classe produtora sofre em todo o Brasil, com destaque para a região médio-norte do Mato Grosso. "Quem trabalha e produz sofre com a falta de infraestrutura, oscilação no preço dos produtos, clima nem sempre favorável e ainda com alguns entraves ambientais", avaliou.

O presidente também lembrou que tem atuado em muitos outros setores. Pela casa de leis já foram aprovados projetos com a criação de um anfiteatro, destinação de recursos para entidades filantrópicas, melhorias na saúde pública e homenagem especial para mulheres. Como forma de valorizar o trabalho das mulheres da sociedade mutuense, entre os trabalhos de sua autoria, Luiz Carlos conseguiu aprovação na Câmara do projeto de lei 05/2011, que institui o titulo "Mulher Destaque", para mulher que ocupa cargo e presta serviço de grande importância profissional, social, cultural e educacional em Nova Mutum. Para virar lei, o projeto precisa ser sancionado pelo Poder Executivo Municipal.

O presidente da câmara também indicou a necessidade de disponibilizar um local adequado, visando à construção de um anfiteatro municipal. Considerando que Nova Mutum não dispõe de local adequado para apresentações culturais. Luiz Carlos destacou que nenhuma das escolas possui espaço para que as apresentações como dança, canto, teatro, enfim qualquer manifestação folclórica ou cultural sejam vistas e apreciadas pela comunidade escolar e geral. Um anfiteatro municipal seria um local para que a comunidade mutuense pudesse interagir, demonstrando as mais diversas manifestações culturais já que é uma comunidade formada por pessoas oriundas de diversos lugares.

Em uma audiência agendada pelo 2º secretário da câmara, Airton Pessi – Quick (PSDB), Luiz Carlos participou em Cuiabá da reunião com o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry. Também participaram do encontro o prefeito de Nova Mutum Lírio Lautenschlager, o secretário municipal de saúde, Sidney Duarte Ferreira e o deputado estadual, Guilherme Malouf. Reivindicação antiga dos moradores, com relação a melhorias na saúde pública de Nova Mutum, os vereadores voltaram com a resposta de que "não existe a intenção de regionalizar o hospital Albert Sabin, pelo fato do número de habitantes da região ser inferior ao que comporta um hospital dessa categoria", afirmou Pedro Henry. Um acordo com os municípios vizinhos deverá ser feito para melhor estruturar o hospital Albert Sabin. O objetivo é tornar Nova Mutum um centro de referencia mesmo sem regionalizar, atendendo aos municípios mais próximos.

A proposta deve ser concretizada após estreitamento das conversas com as prefeituras da região e Governo do Estado. Em abril, a Câmara de Nova Mutum oficializou a destinação de recursos para duas entidades do município, APAE e Escola de Artes. A Câmara devolveu ao município um recurso no valor de R$ 100 mil, que foi destinado como forma de contribuição para APAE. O montante será investido na manutenção na entidade com gastos em alimentação, limpeza e quadro de funcionários, além da aquisição de novos materiais e equipamentos, utilizados com os alunos. Outros R$ 40  mil foram destinados para a Escola de Artes, mantenedora do Conservatório de Música de Nova Mutum.

Para o presidente da casa de leis, essas são apenas algumas das ações que o Poder Legislativo colocou em pratica. "A Câmara de Vereadores estará mais próxima da população, temos que nos preocupar em ajudar a resolver os problemas do nosso município", enfatizou Luiz Carlos.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE