quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

CPI investigará Cemat sobre aumento de tarifa em MT

PUBLICIDADE

Os deputados estaduais aprovaram, esta manhã, pedido de ampliação das investigações da CPI das Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) construídas ou que estão sendo, em Mato Grosso. Agora, a comissão da Assembleia vai investigar também a Rede Cemat – concessionária de energia elétrica no Estado. O pedido recebeu 14 assinaturas e foi declarado aprovado, uma vez que seriam necessárias apenas 8 deputados favoráveis( 1/3 do parlamento) para a aprovação.

A solicitação foi anunciada pelo presidente Percival Muniz. Ele explicou, ao Só Notícias, “que a investigação será de ponta a ponta – geração, transporte e distribuição de energia no Estado. A Cemat está na distribuição. A composição dos reajustes das tarifas de energia é em cima dos investimentos feitos pela Cemat todos os anos. Nós precisamos saber se estes investimentos feitos, que serviram de base para ela conseguir autorização da ANEEL para aumentar as tarifas, são realmente reais”, afirmou Percival. O último reajuste, que entrou em vigor recentemente, foi de 13%

Percival acrescentou que serão requeridas informações da Cemat e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para confrontar dados e será contratado especialista para fazer análise minuciosa na área técnica e de investimentos. “No Mato Grosso do Sul foi apontado que houve falha técnicas de um cabo instalado que gerou aumento na tarifa de energia. E, posteriormente, isto foi comprovado e os cidadãos receberão de volta parte do valor pago da tarifa”, emendou o presidente da CPI.

O deputado explicou também que vai ser inspecionado o programa Luz Para Todos que tem contrapartida de 15% do governo do Estado.

A CPI foi criada, inicialmente, para investigar as licenças para construções de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) no Estado. Algumas teriam sido concedidas sem autorização da Assembleia.

(Atualizada às 15:32h)

 

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE