PUBLICIDADE

Desembargadora será empossada amanhã no Tribunal de Justiça

PUBLICIDADE

A posse da juíza Maria Erotides Kneip Baranjak como desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso será amanhã, às 17h. A confirmação acaba de ser feita pela assessoria. Ela foi eleita na última terça-feira e a corte passa a contar com três desembargadoras – já atuam Maria Helena Gargaglione Póvoas e Clarice Claudino da Silva.

Na avaliação da nova desembargadora, o fato de ser mulher contribuirá para a qualidade da prestação jurisdicional porque a concepção do direito acontece sob a ótica quase exclusivamente masculina, já que poucas são responsáveis por elaborarem as leis do país. No entanto, a aplicação da justiça pela mulher se dá de forma diferente da do homem, pois ela empresta à lei, a sensibilidade.

Devido a maior complexidade dos processos julgados pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, a juíza acredita que terá um desafio pela frente. Ao mesmo tempo em que recebeu com alegria a notícia da sua escolha, a magistrada diz que a nova posição exigirá mais serenidade como julgadora. No entanto, acredita que a experiência de 26 anos dedicados à magistratura a ajudará a assumir essa responsabilidade.

Defensora dos movimentos comunitários, a magistrada atribui a sua postura, principalmente, ao fato de presidir o Tribunal do Júri da Comarca de Várzea Grande, cargo que acumula com a titularidade da Primeira Vara Criminal da comarca. Os julgamentos, segundo a magistrada, permitem a interação do juiz com as partes, réus, testemunhas, jurados e sociedade de uma forma geral.

Na segunda-feira (2) será empossado o desembargador Marcos Machado, eleito também este mês, que ocupará a vaga de Leônidas Duarte Monteiro, que se aposentou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE