O presidente da Agecopa, Eder Moraes, fez esta tarde um balanço das primeiras ações que já começaram a eliminar os entraves nas obras da Copa em Cuiabá. Durante a entrevista coletiva, foi anunciado o lançamento de seis editais das obras de desbloqueio, que criam alternativas para o escoamento do tráfego em vários pontos da Capital. Quatro editais foram publicados no Diário Oficial que circulou hoje e dois serão publicados na edição de amanhã.
As obras, que totalizam quase R$ 20 milhões, antecedem as grandes intervenções já projetadas para melhorar o sistema viário e de transporte coletivo que estão sendo licitadas pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT) por delegação da Agecopa.
"A Copa vai acontecer em sua plenitude em Mato Grosso e para isso estamos trabalhando em regime de mutirão há 48 horas, concentrando esforços de toda a diretoria e do governo do Estado como um todo", sintetizou Eder Moraes. Ele informou que está mantendo contatos diários com a Secretaria de Transportes e Pavimentação Urbana, Sema, Segurança e Cidades, entre outras, agilizando ações transversais que contemplam o objetivo maior que é a organização da Copa de 2014 no Estado.
A partir de agora o secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística de Transportes, Francisco Vuolo e Djalma Sabo Mendes, secretário Extraordinário de Apoio às Ações da Agecopa e PAC vão despachar na sede da Agecopa de forma a integrar todos os esforços governamentais e dar celeridade a todos os procedimentos.
Eder Moraes anunciou ainda que já solicitou ao secretário Alexander Maia, da Sema, prioridade no sentido de acelerar a emissão das autorizações ambientais das seguintes obras: implantação e duplicação da Avenida Parque Barbado (1º trecho) com 4.029,00 metros; implantação e duplicação da Avenida Parque do Barbado (2º trecho) com 1.825,00 metros; trincheira na av. Mário Andreazza; complementação da Estrada do Moinho e duplicação da Rua Bela Vista.
O presidente da Agecopa afirmou ainda que vai cobrar do Governo Federal o tratamento adequado a Mato Grosso no caso das obras do aeroporto Marechal Rondon. "Não podemos continuar recebendo cartão amarelo por causa do atraso nestes procedimentos", comparou.
Ele se comprometeu a ter um relacionamento absolutamente transparente com a imprensa e a sociedade organizada, pois a Copa em Mato Grosso é uma construção coletiva e oportunidade única para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Amanhã, Eder Moraes segue para São Paulo de onde embarcará para a Europa, ele acompanha o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, que irá conhecer o funcionamento do sistema VLT (VLT).