A construção da Unidade de Pronto Atendimente deve começar tão logo seja feita escolha da área. “Estamos definindo um terreno da prefeitura, que seja de fácil acesso e não muito longe do hospital”, explicou ao Só Notícias, a prefeita Maria Izaura. Ela não previu quando iniciam as obras, mas menciona que deve ocorrer “ainda neste ano”.
Inicialmente, a expectativa é que a unidade seja implantada no bairro Cidade Alta. Segundo Izaura, o Ministério da Saúde preconiza que a unidade não esteja muito próxima do hospital mas, ao mesmo tempo, não muito distante. Caso não seja encontrado outro local que atenda as necessidades, o terreno do Cidade Alta deverá ser confirmado.
“Estou analisando alguns outros terrenos que temos no centro da cidade mas há possibilidade de acabar sendo no Cidade Alta”, destacou. O projeto prevê investimentos de R$ 1,4 milhão do governo Federal. Em fevereiro, conforme Só Notícias informou, a primeira parcela, de R$ 140 mil, foi liberada para a elaboração dos projetos iniciais.
A UPA terá atendimento 24 horas dentro do padrão exigido pelo Ministério da Saúde, com capacidade de atendimento entre 50 a 150 pacientes por dia e é destinada para cidades entre 50 mil a 100 mil habitantes. É composta por consultórios, leitos de observação, salas de acolhimento, para gesso, raio-x, nebulização, administrativo, farmácia e esterilização.
Na região, já está em processo de construção duas Unidades de Pronto Atendimento. Uma em Sorriso, onde as obras começaram no início do ano, e a previsão de conclusão é de seis meses. Outra, em Sinop, onde a construção começou no final do ano passado e a expectativa de entrega é para setembro.