O presidente da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (Agecopa), Yênes Magalhães, não irá se pronunciar sobre as informações de que estaria deixando o cargo. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, qualquer tipo de decisão neste sentido será feito exclusivamente pelo governador Silval Barbosa (PMDB). É dele a prerrogativa de mudar ou não qualquer um dos membros da agência.
Caso venha acontecer qualquer mudança, o novo nome deve ser sabatinado pela Assembleia Legislativa. A reportagem de Só Notícias tentou entrar em contato com o secretário de Estado de Comunicação, Osmar Carvalho, para saber o posicionamento do governador sobre o assunto. No entanto, ele não foi encontrado. Conforme Só Notícias já informou, o ex-secretário executivo do Ministério das Cidades, Rodrigo Figueiredo, e o atual secretário da Casa Civil, Eder Moraes, são cotados para assumir a presidência da autarquia.
A escolha de um novo presidente é uma forma de abrandar a relação entre a Agecopa e os deputados estaduais que estão em rota de colisão por causa de uma série de opções das políticas de obras de mobilidade urbana. A briga resultou em um projeto alterando o sistema de administração da agência, que antes era colegiada, repassando para presidencialista compartilhada, ou seja, quem manda é o presidente, mas com os assuntos determinados de cada diretoria.
Leia mais
Rodrigo e Éder são cotados para assumir presidência da Agecopa