Em visita à Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), hoje, o governador em exercício, Chico Daltro (PP), reafirmou a parceria institucional entre o governo do Estado com a entidade e as prefeituras. Daltro disse que o governador Silval Barbosa (PMDB), que já foi prefeito, determinou que a estrutura de governo esteja à disposição para atender as demandas dos municípios.
O presidente da AMM, Meraldo Figueiredo Sá, salientou que o governo tem se mostrado receptivo às reivindicações municipalistas. Ele destacou que a visita demonstra o compromisso do Estado com o projeto de desenvolvimento dos municípios. "Esperamos muito deste governo", assinalou.
Os prefeitos de Santo Afonso, Silvio Souto Felisbino, de Tapurah, Milton Geller, de Salto do Céu, Osvaldo Katsuo Minakami, e de Campos de Julio, Dirceu Martins Comiran, aproveitaram para apresentar reivindicações a Daltro. As principais demandas apresentadas se referem à infraestrutura, com destaque para a recuperação de estradas e maior apoio para o transporte escolar.
Daltro lembrou o compromisso do governo em interligar todos os municípios de Mato Grosso até o final da gestão e destacou também a criação da Secretaria de Cidades, no início de 2011. A pasta foi dividida administrativamente em Obras Públicas, Programas Especiais, Saneamento e Habitação. Segundo ele, em 90 dias de atuação, a secretaria já tem mostrado um grande volume de trabalho.
Meraldo destacou que a aproximação com o governo será consolidada com a agenda mensal do governador Silval Barbosa na AMM. As primeiras reuniões estão agendadas para os dias 12 e 19 de abril e contarão com a presença de gestores de todo o estado, divididos em bloco, conforme estão organizados nos consórcios intermunicipais.
Durante a reunião nesta terça-feira o presidente Meraldo convidou oficialmente o governador em exercício para participar do XXVIII Encontro de Prefeitos Mato-grossenses, que será realizado nos dias 24 e 25 de maio, no Cenarim Rural em Cuiabá. O evento será realizado pela AMM em parceria com o governo do Estado e Assembleia Legislativa. A programação deve ser divulgada em breve.