O deputado Airton Português (PP) apresentou em Plenário, indicação para instalação de uma base aérea na região de fronteira Brasil/Bolívia. O documento, aprovado pelos demais deputados foi encaminhado ao governador Silval Barbosa (PMDB), na última quarta-feira (30).
De acordo com o deputado, o documento tem por meta ampliar a fiscalização toda a extensão do trecho, que compreende mais de 900 quilômetros, sendo 200 destes, de área alagada e os demais, de fronteira seca.
O parlamentar destaca a preocupação com o significativo aumento do tráfico de drogas de origem boliviana, que segundo ele, alarma autoridades de Mato Grosso e população em geral. O crescente índice, inclusive, tem sido rotineiramente, manchete da mídia local.
Para Airton Português, além da fiscalização aérea a região necessita da ampliação do efetivo do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e reestruturação do órgão, devido às inúmeras e novas cabriteiras (estradas clandestinas usadas por traficantes) que surgem diuturnamente na área de fronteira. O deputado, que tem trabalhado muito no segmento enfatiza a necessidade de rever as políticas públicas voltadas ao setor: Segurança.
"A situação do tráfico é agravante em todo o país, mas como temos uma extensa faixa de fronteira em nosso Estado, buscamos viabilizar projetos que possam inibir a situação que, infelizmente ceifa a vida de jovens, levam outros para a criminalidade e, também a outras situações de aliciamento por traficantes", destaca.
Segundo Airton Português, com vistas na Copa de 2.014, o assunto ‘Segurança", mais do que nunca deverá estar em pauta, tanto no Executivo, quanto no Legislativo, devido à proporção do evento e ao montante de visitantes que Mato Grosso terá durante o Mundial, no Estado e no país.