O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) examinou três prestações de contas de candidatos que participaram do processo eleitoral no ano passado. Os balancetes do atual deputado estadual Adalto de Freitas, o “Daltinho” (PMDB), que ocupa a vaga da deputada estadual licenciada e secretária de Estado de Turismo, Teté Bezerra (PMDB), foram aprovados, mas com ressalvas.
De acordo com o acórdão, havia o lançamento de recursos próprios estimáveis em dinheiro para o pagamento de despesa com energia elétrica e fornecimento de água. Todavia, o tribunal considerou a despesa muito pequena para reprovar as contas do parlamentar. “Aprovam-se, com ressalvas, as contas de candidato quando presente impropriedade que não compromete a lisura e a transparência da documentação examinada”.
A candidata a deputado federal Joana Darc Miranda Sousa (PR) teve as contas aprovadas sem nenhum tipo de ressalva. Já o candidato a deputado federal Israel Silva Borges (DEM) teve as contas reprovadas. Segundo o acórdão, foram constatadas irregularidades que comprometeram as contas como recursos financeiros que não passaram pela conta de campanha do candidato. Ele pode recorrer desta decisão.