Cerca de 2.500 alevinos foram colocados no Lago Ernani José Machado, sábado (26), no encarramento da sétima edição da Semana da Água. De acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Raimundo Dantas, a soltura dos alevinos é mais uma ação do poder público em favor do meio ambiente. "É a nossa contribuição para o repovoamento do lago, estamos despejando seis espécies diferentes de alevinos". O diretor explica que o evento é uma parceria entre o Saae, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e visa conscientizar a população da importância da preservação dos rios e lagos.
Para o vice-prefeito Joci Piccini, que ocupou o cargo interinamente até sábado, a semana da água é um exemplo concreto de que o poder público esta fazendo a sua parte, que é promover campanhas de conscientização do uso da água. "Porém, o uso responsável depende de uma mudança de comportamento de toda a sociedade".
O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Edu Pascoski, revelou que na última semana, a Sama e a Empaer protocolaram junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, a autorização para a pesca no lago. O objetivo é proporcionar mais uma atividade de lazer a população. Se aprovada a solicitação, a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo irá estabelecer as regras para a pesca.