O secretário de Estado de Saúde, Pedro Henry, recebeu esta manhã no auditório do Tribunal de Contas do Estado, equipes técnicas do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), especializadas na reorganização de redes da atenção primária, para aplicarem oficinas de capacitação ao processo de planificação da atenção primária na saúde do Estado de Mato Grosso.
Na abertura do evento, Pedro Henry disse que um dos objetivos da pasta da Saúde é trabalhar na reorganização da Rede SUS na promoção da integração das ações e serviços de saúde, tanto na atenção primária, secundária e também na terciária. "Esta primeira oficina vai nos oferecer uma reflexão sobre a situação de saúde na atenção primária, apontar os seus problemas e os enfrentamentos e necessidades, para que se possa mudar o modelo e que atenda realmente as necessidades de saúde da população. A atenção primária deveria absorver 80% dos problemas de saúde da população. Isso, hoje não acontece e temos que trabalhar para dar à atenção primária a efetividade que ela requer", disse ele.
O secretário definiu que para esse primeiro seminário os gestores da Saúde estadual devem estabelecer dentro das prioridades aquelas que realmente fortaleçam a atenção primária e que, de fato, ela possa exercer seu papel estratégico dentro das redes de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS). A orientação do secretário é que as discussões girem em torno dos eixos de trabalho nos itens capacitação, comprometimento, acesso aos medicamentos da atenção primária e suporte ao diagnóstico.
Segundo a técnica do Conass, Lídia Tonon, responsável pela elaboração das oficias, é consenso entre os gestores estaduais que a gestão e a execução dos serviços da atenção primária são responsabilidades inerentes à Gestão Municipal. A Secretaria Estadual de Saúde tem um papel fundamental no apoio técnico e financeiro às equipes gestoras municipais na necessidade de saúde da população. O Estado tem as macrofunções de formulação da política, de planejamento, de formação, capacitação e de cooperação técnica.
Como a atenção primária e entendida como um conjunto de intervenções de saúde, que envolve a promoção, prevenção, diagnósticos, tratamento e prevenção, e nesse sentido será implementada ações estratégicas de aprimoramento à atenção primária e dos instrumentos utilizados para fortalecimento da Rede. "Nosso objetivo é promover o debate sobre o modelo de atenção adotado e nessa oficina, implantar o modelo que queremos para dar conta do papel resolutivo de forma coordenada e ordenada do sistema SUS", disse a técnica.
Participaram da oficina as representantes do Conselho Nacional de Secretário de Saúde (Conass), Eliana Dourado, Leani de Carvalho Machado, Lídia Tonon e a secretária-adjunta de Gestão Estratégica, Conceição Villa, assessor especial Antonio Kato, superintendentes, coordenadores e gerentes da SES/MT.