O governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou ontem sua participação na primeira missão internacional, em viagem que fará aos Estados Unidos, no período de 1 a 8 de abril. O vice-governador, Francisco Daltro (PP), assume o comando do Estado na oportunidade. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, Silval participa nos EUA de evento internacional, a convite inicial da Microsoft -uma das gigantes do ramo de computadores.
O evento, que visa apresentar as inovações da área, é aberto para líderes políticos, governadores, presidentes e interessados na compra de tecnologia da internet. Também está prevista a participação no evento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -que deverá proferir palestra na ocasião. Instigado pela possibilidade de conhecer ferramentas que possam melhorar a gestão pública, o chefe do Executivo estadual aproveita a oportunidade ainda para fazer novos contatos -destinados à venda da imagem de Mato Grosso no exterior.
O governador deve ser acompanhado do secretário chefe da Casa Civil e da secretária estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania, Roseli Barbosa. Mas o número de acompanhantes poderá ser ampliado, dependendo da necessidade dos trabalhos previstos para a agenda que ainda está em fase de fechamento. Nos Estados Unidos, o chefe do Executivo estadual deverá cumprir cronograma de ações voltadas às políticas públicas do Estado.
Antes de deixar o comando do Estado, Silval repassará orientações para o vice-governador que seguem a linha da "continuidade dos trabalhos". "O Chico Daltro conduzirá o Estado da mesma forma que vem sendo feito pelo governador. Como ele acompanha as ações, não terá dificuldades para gerir bem os trabalhos", ponderou Éder. Durante a gestão Blairo Maggi, então na condição de vice-governador, Silval teve destaque por sua gestão interligada com o comando do Estado. Daltro vem seguindo a cartilha. Ele tem participado diretamente dos trabalhos da administração.