O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, recebeu nesta segunda-feira, a visita do defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo, escolhido para compor a Corte Interamericana de Direitos Humanos. Com sede em San José, na Costa Rica, a corte é uma instituição judiciária autônoma, cujo objetivo é a aplicação e a interpretação da Convenção Americana sobre Direitos Humanos.
O desembargador presidente ressaltou receber, com orgulho, a notícia da indicação de um cuiabano, defensor público de Mato Grosso, para integrar a Corte, e avaliou que ele irá honrar e dignificar não apenas a Defensoria Pública do Estado, mas todas as carreiras jurídicas. Roberto Tadeu Vaz Curvo está entre os dois brasileiros escolhidos para ocupar, pela primeira vez, o posto de defensor público na Corte Interamericana de Direitos Humanos. O mandato é de dois anos, prorrogável por mais dois.
Defensor-geral da Defensoria Pública de Mato Grosso de 1999 a 2002, o defensor foi escolhido em virtude do currículo, da vivência das questões ligadas aos Direitos Humanos e do histórico funcional. Para se integrar à nova função, o defensor está participando de um curso de qualificação na Universidade de Direito do Chile, versando sobre o sistema interamericano de promoção e defesa dos Direitos Humanos.