O senador Jayme Campos (DEM-MT) denunciou, ontem, no plenário do Senado Federal, os esquemas de corrupção do sistema de multas do trânsito brasileiro. Segundo o senador, as multas não possuem mais o caráter didático-punitivo de sua criação. “Elas hoje fazem parte de uma ‘indústria da roubalheira”. A instalação de pardais, lombadas e barreiras eletrônicas são arapucas, verdadeiros caça-níqueis com resultado corretivo dubitável, que na grande maioria das vezes serve para encher os bolsos de gestores públicos desonestos”, disparou o senador.
O parlamentar fez referência à reportagem do Fantástico do último domingo, que mostrou as irregularidades encontradas em todo o processo de instalação e funcionamento do aparato eletrônico, desde o processo licitatório até o favorecimento ilícito para anular as multas de apadrinhados políticos.
Em sua fala, Jayme cobrou providências dos órgãos municipais, estaduais e, sobretudo, os federais. “Está na hora de o DNIT tomar uma atitude para acabar com essa indústria de fraudes, esse negócio escandaloso que movimenta mais de dois bilhões de reais por ano”, sentenciou Jayme.