A comissão responsável pela retomada das atividades da Câmara do Estudante esteve hoje visitando escolas públicas e particulares de Sorriso para apresentar o projeto e mobilizar os alunos. Poderão participar da Câmara do Estudante alunos das duas últimas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que serão eleitos em suas escolas e posteriormente, sorteados para as vagas titulares. Poderão participar como eleitores os alunos a partir da 5ª série.
Nesse primeiro contato, os diretores dos colégios estão se inteirando da proposta para organizarem as eleições dos vereadores. Uma das mudanças na Câmara do Estudante que foi implantada na Câmara de Sorriso em 2006 é a que contempla e define proporcionalmente por região os vereadores estudantes, agrupando as escolas. Assim, a cidade será dividida em sete regiões e três distritos, totalizando 10 estudantes.
Cada distrito de Sorriso terá garantida uma cadeira para a Câmara de Vereadores do Estudante, não precisando participar do sorteio. Ainda nesta semana, todas as escolas do Município serão visitadas. "Queremos com essa iniciativa fazer com que os alunos tenham acesso à Casa de Leis, onde eles conhecerão e participarão de ações ligadas ao Legislativo", explica o presidente da Câmara, vereador Luis Fabio (PDT).
Na opinião de Marchioro, a Câmara do Estudante, além de aproximar a sociedade do Poder Legislativo também tem o propósito de preparar adolescentes e jovens para a prática efetiva da democracia.