Contrariando previsões, o empresário Mauro Mendes não deixará os quadros do PSB. A decisão está relacionada ao projeto nacional do partido que planeja fusão com a nova sigla arquitetada pelo prefeito democrata de São Paulo (SP), Gilberto Kassab. Ele deixará o DEM no próximo mês. A legenda, que deverá ser denominada de Partido Democrático Brasileiro (PDB) abre espaço promissor para líderes como Mauro. Com aval de “renomados” do PSB, ele poderá se colocar em posição de enfrentamento com o presidente regional da sigla em Mato Grosso, Valtenir Pereira.
Mauro evita comentar o assunto e destaca que só tratará do tema “mais tarde”. No entanto, fontes do PSB asseguram que o empresário decidiu permanecer no partido depois de analisar o projeto macro ligado a nova sigla de Kassab. O nome dele é visto por líderes da nacional do partido como uma das apostas para as próximas eleições – considerando os pleitos de 2012 e ainda de 2014. Ele teria recebido garantia de membros da Executiva nacional de apoio especial para continuar na sigla.
O respaldo também deve sustentar outros planos. Mauro prefere não declarar publicamente o desconforto vivido entre ele e Valtenir. Mas informações apontam que o empresário deflagrará no PSB movimento de embate as ações a cargo do presidente estadual – que na avaliação do grupo ligado ao empresário, vai na contramão dos planos partidários. Mauro mantém estreito relacionamento com líderes do bloco Mato Grosso Muito Mais, como o presidente regional do PPS, Percival Muniz e o senador Pedro Taques (PDT). Juntos com o PV, eles defendem a reedição da aliança que poderá se tornar mais sólida com a integração do PSDB – já anunciada e que poderá contar com o DEM e o PTB.
Valtenir demonstra contrariedade com a proposta. Já anunciou a não vinculação do partido ao bloco alegando a “fase prematura” para esse tipo de entendimento. Ele justifica que a decisão está pautada na preocupação do partido de discutir propostas com a sociedade para a formatação de um projeto voltado para os anseios da população. No entanto, ele tem acentuado aproximação com o governador Silval Barbosa (PMDB). Nas eleições de 2010, ele demonstrava simpatia por uma aliança com o PMDB. Mas, diante de uma crise interna com o empresário Mauro Mendes e com líderes do movimento, Valtenir recuou da ideia.
As divergências entre o empresário e o dirigente partidário abriram caminho para que siglas como o DEM e o PDT abrissem as portas das legendas para Mauro. Ex-adversário de Silval Barbosa nas últimas eleições, ele é visto como um dos principais expoentes políticos de Mato Grosso.