O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Ailton Lopes Junior, passou a integrar a Comissão Nacional para Estudos da Biometria. O convite foi feito pelo Secretário de TI do Tribunal Superior Eleitoral, Giuseppe Janino. O TRE recebeu o convite para integrar a comissão nacional tendo em vista os bons resultados obtidos na revisão biométrica realizada em Campo Verde, que ocorreu entre 9 de novembro e 8 de dezembro de 2010. Na ocasião, de um total de 23.987 eleitores, a Justiça Eleitoral alcançou a marca de 19.276 atendimentos.
A participação do secretário Ailton Lopes na comissão de biometria trará visibilidade nacional ao trabalho desenvolvido em Mato Grosso. "Isso é resultado do esforço e dedicação de todos os colaboradores da Secretaria de Tecnologia da Informação", disse o secretário.
A Comissão Nacional para Estudos da Biometria é responsável pela indicação dos caminhos que seguirão a biometria no Brasil até o ano de 2018. A expectativa é que, até esta data, 100% dos eleitores do país tenham os dados biométricos cadastrados no sistema.
A implantação do sistema de Biometria no Brasil foi dividida em duas fases. A primeira vai de março a dezembro de 2011, quando está prevista a realização do recadastramento dos eleitores dos estados de Sergipe e Alagoas, e das capitais Curitiba e Goiânia.
A segunda fase deve ocorrer no período de agosto de 2011 a março de 2012. Nesta fase, a intenção é recadastrar 2% do eleitorado de cada estado brasileiro. A escolha das cidades ficará a critério de cada Tribunal.
O secretário de TI do Tribunal Eleitoral de Mato Grosso já deve participar, como membro da Comissão Nacional, de uma reunião prevista para acontecer em março, quando serão definidos os detalhes sobre os trabalhos da biometria no Brasil.
O recadastramento biométrico coleta as impressões digitais, a fotografia e os dados biométricos de cada eleitor, que são registrados nos sistemas da Justiça Eleitoral.