segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Silval recebe Raoni e debate políticas para povos indígenas

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa recebeu, nesta quarta-feira, em seu gabinete, os cacique Raonis e Megaron, e demais lideranças indígenas, que entregaram um documento da Federação dos Povos e Organizações Indígenas (FEIPOIMT). Mato Grosso é o segundo maior estado brasileiro com o maior número de etnias e também em população. O governo do Estado, nos últimos anos. desenvolveu uma relação muito forte com os povos indígenas e essa primeira reunião – segundo Estevão Taukairi Bakairi – foi muito produtiva, muito proativa. “Gostamos da fala do governador Silval Barbosa”, afirmou ao fim da reunião.

“Eu tenho uma relação forte, há muito tempo, com os povos indígenas e isso facilita a desenvolver aquilo que desejamos”, disse Silval. Um dos pontos da pauta de reivindicações das nações indígenas era a permanência do coronel Alessandro Mariano Rodrigues, tendo em vista suas ações em defesa da população indígena, na superintendência de Assuntos Indígenas. O governador confirmou a permanência do oficial e destacou ainda que o vice-governador Chico Daltro também vai trabalhar nessa relação com os povos indígenas.

O governador destacou ainda a parceria que vem desenvolvendo a área educacional, com formação de professores pela Unemat, até em nível de pós-graduação, a construção de Escolas em reservas indígenas e o programa Luz para Todos. “Se vocês acharem interessante queremos mostrar como é a convivência do governo com os povos indígenas”, ao propor a realização de um jogo de futebol em uma reserva, tendo como foco a realização da Copa do Mundo 2014.

O documento pede ainda a criação de uma secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, como chegou ser anunciado pelo ex-ministro Elói Ferreira Araujo; a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), inclusão de um representante indígena no Conselho Estadual de Cultura – “vez que a cultura indígena mostra-se muito rica, além de matriz” – para fomentar as ações voltadas para a Copa do Mundo. Estevão lembrou que a “diversidade e pluralidade de povos indígenas em Mato Grosso é bem aceita pela comunidade internacional”.

Por último, os representantes pediram, em nome do povo Xavante, atenção para a questão da saúde no município de Campinápolis. O governador também demonstrou preocupação e disse que quer intensificar esse trabalho na questão da saúde.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...

Prefeitura de Peixoto firmará parceira para implementar usina de energia solar

A prefeitura de Peixoto de Azevedo (190 quilômetros de...
PUBLICIDADE