PUBLICIDADE

Silval recebe Raoni e debate políticas para povos indígenas

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa recebeu, nesta quarta-feira, em seu gabinete, os cacique Raonis e Megaron, e demais lideranças indígenas, que entregaram um documento da Federação dos Povos e Organizações Indígenas (FEIPOIMT). Mato Grosso é o segundo maior estado brasileiro com o maior número de etnias e também em população. O governo do Estado, nos últimos anos. desenvolveu uma relação muito forte com os povos indígenas e essa primeira reunião – segundo Estevão Taukairi Bakairi – foi muito produtiva, muito proativa. “Gostamos da fala do governador Silval Barbosa”, afirmou ao fim da reunião.

“Eu tenho uma relação forte, há muito tempo, com os povos indígenas e isso facilita a desenvolver aquilo que desejamos”, disse Silval. Um dos pontos da pauta de reivindicações das nações indígenas era a permanência do coronel Alessandro Mariano Rodrigues, tendo em vista suas ações em defesa da população indígena, na superintendência de Assuntos Indígenas. O governador confirmou a permanência do oficial e destacou ainda que o vice-governador Chico Daltro também vai trabalhar nessa relação com os povos indígenas.

O governador destacou ainda a parceria que vem desenvolvendo a área educacional, com formação de professores pela Unemat, até em nível de pós-graduação, a construção de Escolas em reservas indígenas e o programa Luz para Todos. “Se vocês acharem interessante queremos mostrar como é a convivência do governo com os povos indígenas”, ao propor a realização de um jogo de futebol em uma reserva, tendo como foco a realização da Copa do Mundo 2014.

O documento pede ainda a criação de uma secretaria de Política de Promoção da Igualdade Racial, como chegou ser anunciado pelo ex-ministro Elói Ferreira Araujo; a criação do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI), inclusão de um representante indígena no Conselho Estadual de Cultura – “vez que a cultura indígena mostra-se muito rica, além de matriz” – para fomentar as ações voltadas para a Copa do Mundo. Estevão lembrou que a “diversidade e pluralidade de povos indígenas em Mato Grosso é bem aceita pela comunidade internacional”.

Por último, os representantes pediram, em nome do povo Xavante, atenção para a questão da saúde no município de Campinápolis. O governador também demonstrou preocupação e disse que quer intensificar esse trabalho na questão da saúde.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: obra do hospital municipal está 89% executada, diz empresa

A empresa de engenharia responsável pela construção confirmou, ao...

Projeto do voto impresso nas eleições avança na Câmara; 4 deputados de MT favoráveis

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou...

Ministro anuncia R$ 140 milhões para a agricultura familiar em Mato Grosso

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, fará...
PUBLICIDADE