A prefeitura encaminhou para apreciação da câmara de vereadores um projeto de lei que autoriza o poder executivo municipal a celebrar termo de cooperação com a Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) que tem como objetivo a manutenção dos serviços de assistência técnica e extensão rural realizados pela Empaer no município.
O valor, que será disponibilizado em serviços, material de consumo, de expediente, recursos humanos e de pessoal, não poderá ultrapassar R$ 31,870 mil. O período de vigência do termo de cooperação, a ser firmado a partir da aprovação, será de março até dezembro. Mensalmente será repassado o valor de R$ 3,187 mil podendo variar, de acordo com as despesas da Entidade, sempre respeitando o valor global estabelecido na Lei.
De acordo com o prefeito Chicão Bedin, esta parceria entre Empaer Sorriso é de grande valia, principalmente no que se refere aos pequenos produtores rurais. "Essa parceria será importante para a difusão de conhecimentos e tecnologia em sistema de produção, o que garantirá, em curto prazo, a segurança alimentar de nossas famílias, e em médio prazo, a sustentação econômica e autogestão dos negócios voltados ao mercado", explica.
Chicão afirma ainda que o projeto contribuirá para o desenvolvimento sustentável do município nas suas dimensões econômica, ecológica e social, ampliando o espaço de atuação para além da etapa agrícola da cadeia produtiva.