PUBLICIDADE

Governador lança obras do terminal ferroviário de Itiquira

PUBLICIDADE

O governador Silval Barbosa vai participar no sábado (19) do lançamento das obras de construção do Terminal Intermodal de Itiquira, na região Sul do Estado. O destino da Ferrovia depois de Alto Taquari seria direto para Rondonópolis, com uma estação de transbordo em Alto Araguaia, sem parar em Itiquira. A construção do terminal é tida como uma vitória da comunidade itiquirense.

O prefeito do município, Ernani José Sander, o "Nani", conta que assim que se inteirou do projeto da ferrovia – que falava em ligar Alto Araguaia a Rondonópolis, sem sequer citar Itiquira, embora os trilhos cortassem o território, chegou a fazer seis viagens até Curitiba. Em uma dessas viagens, o prefeito diz que conseguiu o compromisso de um empresário de construir um terminal de embarque para carne desde que a ferrovia passasse pela cidade.

A área que seria cedida, como incentivo fiscal, para o empresário acabou sendo passada à própria ALL e entorno do terminal será construído um distrito, com diversas empresas já manifestando interesse em construir armazéns nas proximidades do terminal. Quando o terminal estiver concluído ele vai gerar cerca de 200 empregos diretos e deve promover uma verdadeira revolução na cidade. O prefeito cita como exemplo dessa revolução o barateamento do combustível, segundo o prefeito o mais caro de Mato Grosso. Isso se dará com o trem vai trazendo o combustível direto de Alto Taquari sem precisar ir até Rondonópolis e depois voltar a Itiquira, aumentando o custo de transporte e consequentemente o custo na bomba para o consumidor final.

O prefeito diz que a notícia da instalação do terminal da ALL já está despertando o interesse de diversas empresas em se instalar no município. A vocação econômica de Itiquira é agricultura e a pecuária. O prefeito Ernani Sander diz que esteve na cidade de Sonora (MS) conversando com empresários que já se interessaram em implantar uma usina de álcool no município. A indústria de calcário já está em implantação, a planta está em construção, e deve produzir um milhão de ton/ano, o que vai gerar 100 empregos diretos.

O prefeito discorda daqueles que dizem que o preço do grão não vai alterar. Ele lembra que os compradores pagam R$ 1 a menos do preço praticado na praça de Rondonópolis, sob a alegação do transporte.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE