sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Lirio diz que viagem a Europa deve atrair investimentos para Nova Mutum

PUBLICIDADE

O prefeito Lírio Lautenschlager chegou ontem da Europa onde apresentou, na Bélgica e na Alemanha, a importância do projeto MutumGap para certificar os produtos produzidos em Nova Mutum e que são comercializados no Brasil e exterior. Esta manhã, em entrevista coletiva, ele detalhou que em Bruxelas, em Frankfurt, Berlim e Colônia, mostrou para autoridades e lideranças empresariais projetos pilotos de certificação das fazendas Mutum e Martines Conde, com protótipos baseados em soja, e de pinhão manso, da fazenda Estância, com base nos padrões internacionais de boas práticas agrícolas e sustentabilidade GlobalGap. O prefeito destacou que há interesse dos europeus em conhecer de perto todo o trabalho desencadeado em Nova Mutum, com vistas a certificação de produtos locais. Conforme Só Notícias já informou, o presidente mundial do ISCC, Norbert Schmit, Katharina Böttcher, representante do Ministério da Agricultura, de Berlim, estarão em Nova Mutum, dias 22 e 25 deste mês, para conhecer os projetos.

Na Europa, Lírio conheceu um projeto pioneiro de Biomass to Liquid, ou BtL, utilizado para transformar diversas fontes de biomassa em óleo diesel e conheceu projetos que podem ser implantados em Mutum e região. “A ideia é certificar a biomassa no Médio Norte de Mato Grosso e agregar valores a produção, gerando acesso garantido ao mercado exterior”, disse.

Ele também participou da Conferência do International Sustentability & Carbon Certification (ISCC), da conferência de imprensa da GlobalGap, durante a maior feira de alimentos frescos da Europa, a Fruitlogistica, e ainda esteve reunido com representantes do Ministério da Agricultura de Berlim.

“Todo o contato com o mercado exterior está atraindo novos empreendimentos para o município. Esse é o objetivo principal dessa parceria. Queremos que os europeus conheçam a realidade do município e tragam novos investimentos para Nova Mutum”, observa o prefeito.

Durante os 10 dias que ficou no exterior, Lirio se licenciou do cargo e o vice-prefeito Sadi Ramos assumiu interinamente.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE