O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Eliene Lima, empossou, ontem, o ex-secretário de Educação de Cuiabá João Pedro Valente, como o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat). A solenidade foi realizada na sala de reuniões da entidade e formalizou o ingresso de Valente que substitui João Carlos de Souza Maia.
De acordo com a assessoria, uma das primeiras ações de Valente vai ser buscar meios para reativar a “Bolsa de Iniciação Científica Júnior”, criada em junho de 2006, pela Fapemat. Por falta de interesse das escolas, a fundação, em 2010, não renovou o contrato com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade parceira na concessão das bolsas, cujo valor, em 2007, era de R$ 100 por aluno.
A bolsa foi criada para estimular os estudantes do ensino médio a participarem no desenvolvimento de projetos de pesquisa científica ou tecnológica. A Fapemat tem, este ano, orçamento de R$ 22 milhões e como principal finalidade o amparo ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica do Estado.