O deputado federal reeleito Wellington Fagundes (PR) acaba de ser eleito, por unanimidade, para assumir a coordenação da bancada de Mato Grosso no Congresso Nacional. O posto estava vago desde que o deputado federal licenciado Pedro Henry (PP) deixou a Câmara Federal para assumir o comando da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) também concorria ao posto, mas em um acordo firmado entre os parlamentares federais mato-grossenses, ficou decidido que o socialista assumirá a função no próximo ano. “Houve consenso para que eu pudesse abrir mão para não levar para a disputa. Eu fico na coordenação no ano que vem”, disse Valtenir por meio da assessoria de imprensa.
Cabe ao coordenador de bancada intermediar os entendimentos entre os representantes do Estado e o governo federal. Fagundes é deputado federal pelo sexta vez consecutiva e presidente regional do Partido da República. Além disso, outro ponto favorável que contou a favor de sua escolha foi o estreito relacionamento mantido com o governador Silval Barbosa (PMDB). Desta forma, ele será o interlocutor dos assuntos essenciais para o governo de Mato Grosso no Congresso Nacional.
(Atualizado às 18h10)