domingo, 22/setembro/2024
PUBLICIDADE

Blocos na Assembleia não são para fazer oposição ao governo, diz deputado

PUBLICIDADE

Buscando espaço nas Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa, sete partidos se uniram para formar dois blocos partidários: Bloco Trabalhista Socialista e o Bloco da Social Democracia Trabalhista. De acordo com o deputado Guilherme Maluf (PSDB), os blocos não têm objetivo principal de oposição ao Governo do Estado, mas de ter participação nas Comissões Permanentes da AL. “A primeira meta é ter independência política em relação à votação de matérias do governo. O outro objetivo é ocupar espaço nas comissões da Casa”, explicou Maluf.

Maluf adiantou que ele deve ser indicado presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social e, membro da Comissão de Constituição,Justiça e Redação (CCJR). “O bloco não tem um líder ainda, vamos decidir quem deve ocupar essa liderança”, afirmou Maluf.

Para o deputado Percival Muniz (PPS), os blocos estão sendo criados para que os parlamentares possam participar das Comissões Permanentes. Muniz é do Bloco Trabalhista Socialista. “Esses partidos têm que se unir em blocos, se não o fizerem não terão direito a quarta e a quinta vagas das comissões. As três primeiras vagas são dos partidos com maioria no Parlamento”, lembrou Muniz.

Nos dois blocos anunciados, apenas os democratas têm dois parlamentares num mesmo grupo. Já os demais partidos têm um representante, cada um. Veja quem faz parte do Bloco da Social Democracia Trabalhista: DEM – José Domingos Fraga, Dilmar Dal Bosco; PTB -Luiz Marinho e PSDB – Guilherme Maluf. Para o Bloco Trabalhista Socialista ficaram: PSB – Luciane Bezerra; PDT – Zeca Viana ; PPS- Percival Muniz e PT – Ademir Brunetto.

As Comissões Permanentes são compostas no início de cada Legislatura. A função é dar parecer sobre as proposições referentes aos assuntos de sua especialização, promover estudos, pesquisas, simpósios, encontros, seminários e investigações sobre problemas de interesse público afetos à sua competência.

O Regimento Interno define que as Comissões na Assembleia tenham caráter Permanente ou Temporário – estas, extinguem-se com a legislatura ou antes dela, quando atendida a finalidade a que se propõem. Quanto às Permanentes, subsistem através das legislaturas dando parecer no mérito das matérias que entram em tramitação no Poder Legislativo.

Durante a sessão vespertina de quarta-feira(02), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), informou aos colegas de Parlamento para participarem da reunião do Colégio de Lideres – na próxima terça-feira (08), às 15 horas – já com a definição dos nomes de deputados que farão parte de blocos partidários.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE