O presidente estadual do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, afirma que o partido espera eleger 40 dos 141 prefeitos de Mato Grosso em 2012, o que representa praticamente 30% do comando dos municípios do Estado. A meta se deve ao objetivo da sigla em pegar carona no bom momento que vive com a eleição do governador Silval Barbosa.
“Queremos eleger prefeitos em 30% dos municípios e levar adiante o projeto do PMDB, que é um governo mais voltado às ações sociais”, afirma Bezerra. Entre as prioridades da sigla estão a reeleição de prefeitos de cidades pólos, como Juarez Costa (Sinop) e José Carlos do Pátio (PMDB).
Além da reeleição em municípios que o PMDB já comanda as prefeituras, o partido mira também a disputa em cidades como Cuiabá, Várzea Grande e Alta Floresta. No caso da prefeitura várzea-grandense, o dirigente admite que o partido poderá contar com filiação do atual vice-prefeito Tião da Zaeli (PR), que vem se afastando politicamente do prefeito Murilo Domingos (PR).
Em Rondonópolis, o PMDB já trata como certo o lançamento da candidatura à reeleição do atual prefeito José Carlos do Pátio, apesar dele admitir publicamente que ainda não pensa em 2012.
Em Sinop, os peemedebistas sonham com a reeleição do prefeito Juarez Costa. Sobre Cuiabá, Bezerra diz que a Capital está nos planos da legenda, apesar de não ter ainda nenhum nome para virtual candidato. Para Várzea Grande a cúpula planeja lançamento do ex-deputado Nico Baracat, que deve assumir uma secretaria no governo do Estado para ganhar mais visibilidade. Em Alta Floresta, o nome mais cotado é o deputado estadual eleito Romoaldo Júnior, que já foi prefeito da cidade até 2004.
A reeleição de Silval colocou novamente o PMDB entre as principais legendas do Estado, que não comandava o Palácio Paiaguás desde o mandato de Bezerra (1987/90). Além do atual governador, a sigla conta com 1 deputado federal e 4 estaduais.
O que o PMDB tenta garantir no cenário estadual já fizeram o PPS e PR durante o governo Blairo Maggi (2003/março de 2010). À época, as legendas contavam com mais de 40 dos 141 prefeitos de Mato Grosso. O desempenho só foi comparado ao período em que o PSDB do ex-governador Dante de Oliveira (1995/2002) comandou o Estado e também dominou mais da metade das prefeituras.
O PMDB disputa status de maior legenda com o PR do senador eleito Blairo Maggi, que também cm 4 dos 24 deputados estaduais e 2 federais. A última vez que os peemedebistas disputaram a Prefeitura de Cuiabá foi em 2004, com o então ex-vereador Totó Parente. O PP é a terceira sigla a registrar maior crescimento nos últimos meses. Além do vice-governador Chico Daltro, que passou a acumular o comando de várias autarquias, a agremiação conta ainda com 2 federais e 5 federais.