Mais de dez mil eleitores da 21ª Zona Eleitoral, com sede em Lucas do Rio Verde, deixaram de comparecer às urnas nas últimas eleições e agora terão que se explicarem à Justiça Eleitoral. No primeiro turno, realizado em 3 de outubro, 8.631 eleitores não compareceram. No segundo turno, em 31 de novembro, o número subiu para 10.195 faltosos. A chefe do Cartório Eleitoral de Lucas do Rio Verde, Marcela Muniz, considera os números bastante elevados e alerta para um possível cancelamento do documento.
“O eleitor que ficar três eleições consecutivas sem votar ou sem justificar, poderá ter o título cancelado. Aquele que tiver uma ou duas eleições sem votar, ele vai ficar sem a quitação eleitoral, que é necessária para tomar posse em concursos públicos, tirar passaporte, realizar matrículas em instituições de ensino entre outros. Quem está nessa situação, terá que comparecer no cartório eleitoral, para solicitar a emissão de guia de multa. Para os eleitores da 21ª zona eleitoral a multa é de R$ 1,50. Os eleitores de outras zonas eleitorais terão que pagar R$ 3,51 por eleição”, explicou.
De acordo com ela, nos meses de março e abril, o Cartório Eleitoral inicia o processo de convocação dos eleitores para regularização da situação cadastral. Após essa convocação, o eleitor terá mais um prazo estipulado pela Justiça Eleitoral, antes de ter o título cancelado.