PUBLICIDADE

TRE pode fazer novas eleições em Juara e mais duas cidades

PUBLICIDADE

O Tribunal Regional Eleitoral se prepara para realizar eleições suplementares em 3 municípios de Mato Grosso: Juara (Nortão), Glória D”Oeste e Brasnorte onde os candidatos a prefeito e a vice-prefeito que contabilizaram mais de 50% dos votos concorreram sub judice e ainda não conseguiram reverter a condição eleitoral negativa em recursos interpostos junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Se o quadro se mantiver até o dia 1o de janeiro de 2013, presidentes de câmaras municipais das respectivas cidades assumem o Executivo, até a data de realização das novas eleições, em calendário a ser estipulado pelo TRE.

A instituição da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2012 reforçou o trabalho da Justiça Eleitoral para barrar candidatos “ficha suja”. É o caso de Oscar Bezerra (PSB), que conquistou mais de 50% dos votos nas eleições municipais de Juara, contabilizando 9.948 votos contra 7.566 dos adversários, Alcir Paulino (PSD) e Cida Feliz (PP).

Resolução do TSE 23.372 deixa clara a regra de realizações de eleições suplementares em municípios onde postulantes ao cargo de prefeito e de vice somaram mais de 50% dos votos, mas são considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral . “Deve a Junta Eleitoral proclamar eleito o candidato que obteve a maioria dos votos válidos, não computados os votos em branco e os votos nulos, quando não houver candidatos com registro indeferido, ou, se houver, quando os votos dados a esses candidatos não forem superiores a 50% da votação válida”, prevê a resolução.

Em Brasnorte o juiz da 56a zona eleitoral Vagner Dupim Dias coordena amanhã (31) solenidade de retotalização dos votos destinados aos vereadores, às 9h, no cartório eleitoral. Na cidade, o candidato à prefeito, Eudes Tarciso de Aguiar (PSD) e seu vice, Nilson Kokojiski, tiveram os registros declarados inelegíveis. Eudes recorre junto à Justiça Eleitoral sustentando manobra política contra sua candidatura e mantém expectativa de que poderá mudar o cenário.

Na cidade, também foram anulados os votos ao candidato a vereador, Gilberto Marcelo Bazzan. Ele teve o registro de candidatura cassado, além de ter sido declarado inelegível por 8 anos, após ter sido alvo de Ação de investigação Judicial Eleitoral por captação ilícita de sufrágio, ou compra de votos.

Em Glória D”Oeste, o candidato a prefeito, Nilton Borges Borgato (PP), teve seu registro de candidatura ne- gado pelo juízo eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa. Nilton recorreu junto ao TRE, mas o Pleno manteve a negativa sobre sua condição eleitoral. Foi condenado por crime de peculato, crime contra a administração pública.

Outros estados – Santa Catarina é o Estado com maior número de eleições suplementares previstas para 3013, com 4 municípios listados junto ao TSE. Rio Grande do Sul mantém 3 cidades nessas condições. Na sequência surge Minas Gerais, com 2 municípios. Bahia, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo somam 1 município cada.

Custos – A realização de novas eleições implica em custos para a Justiça Eleitoral. Levantamento do TSE no início de 2012 apontava gastos de R$ 6 milhões no país com novos pleitos realizados deste 2004. A Justiça Eleitoral trabalha com planejamento orçamentário, mas novas eleições geram despesas em previsões de recursos que poderiam ser aplicados em novas ações junto aos estados. No TRE de Mato Grosso, o presidente, desembargador Rui Ramos, se posiciona favorável a determinação de que prefeitos cassados honrem com os custos de eleições suplementares. Existe acordo firmado entre o TSE e a Advocacia-Geral da União (AGU) para permitir a cobrança.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE