Termina hoje o prazo para que os eleitores que não compareceram às urnas no 2º turno do pleito municipal deste ano, realizado em 28 de outubro, justifiquem a ausência. Ao procurar o cartório eleitoral, devem preencher o requerimento de Justificativa Eleitoral. Caso queiram levar o documento preenchido, poderão imprimi-lo diretamente da página do Tribunal Regional Eleitoral.
É necessário acrescentar no formulário o número do título de eleitor. Ao apresentar sua justificativa o eleitor deverá se identificar por meio de um documento oficial com foto, que pode ser o RG, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira de habilitação.
Quem deixar de votar e de justificar a ausência ficará em débito com a Justiça Eleitoral, o que impedirá a emissão de passaporte, a inscrição em concurso ou prova para cargo ou função pública (ou a investidura em cargos públicos), dentre outras sansões. Caso a ausência de justificativa atinja três eleições seguidas, o título do eleitor será cancelado. Isso porque, no Brasil, o voto é obrigatório para os eleitores que tem entre 18 e 70 anos de idade.