O diretório do DEM de Várzea Grande, sob presidência do vereador eleito João Tertuliano de Barros Filho, foi destituído. A decisão parte da direção estadual, comandada por Dilceu Dal Bosco, em resolução encaminhada ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os representantes do partido asseguram que a decisão é consensual. Mas informações apontam mal estar no partido com tendência de João descumprir orientações do DEM sobre a eleição da nova mesa diretora da câmara. O jornalista Paulo Leite assume a comissão provisória, responsável pelas deliberações sobre o Legislativo, na próxima semana.
A decisão de dissolver a composição do diretório municipal ocorreu em reunião que contou com a presença dos principais líderes do DEM de Mato Grosso, como o senador Jayme Campos e o deputado federal Júlio Campos, além de Dilceu. O presidente estadual disse que partiu de João a proposta de deixar o comando da sigla. A posição teria sido posta por ele no período da campanha eleitoral de 2012. "O vereador já havia posto essa questão no partido, que caso fosse eleito, preferia deixar a presidência", explicou Dilceu.
O senador Jayme Campos admitiu simpatia com o projeto do vereador Wanderley Cerqueira (PSD), de disputar a presidência da câmara. A posição do parlamentar incomodou João, que alertou sobre "o voto ser soberano na Câmara". Foi a resposta dele ao partido, que avalia fechar questão em torno de um candidato, alinhada com a bancada no Legislativo. Em 2013, a agremiação contará com 3 representantes.