A Justiça Eleitoral fará, logo mais, às 9h30, a retotalização de votos para vereador em Sinop e Cláudia, hoje, devido a alteração da situação jurídica de candidatos cujos recursos foram julgados em instâncias superiores. Eles concorreram sem ter registros de candidaturas e conseguiram decisões favoráveis no TRE ou TSE. A retotalização será conduzida pelo juiz Túlio Duailibi Alves Souza, no cartório.
Todos os partidos que concorreram nas eleições 2012 foram intimados e enviar representantes. Caso alguns dos candidatos que estavam considerados eleitos, em 7 de janeiro, passem para a situação de suplente, o diploma será entregue no cartório eleitoral.
Em Sinop, conforme Só Notícias já informou, o vereador Ademir Bortoli (DEM) concorreu sob judice porque teve registro de candidatura indeferido. Ele recorreu ao Tribunal Supeior Eleitoral (TSE) e conseguiu seu registro tornando válidos 1.714 votos que obteve. Com isto, ele é o 4º mais votado no pleito de outubro e passa a ser considerado reeleito. Com a retotalização, a justiça eleitoral vai definir, oficialmente, qual do vereador que era considerado eleito, em 7 de outubro, que passará a ser suplente para que Bortolli assuma.