Representantes do diretório estadual do PP reúnem-se na próxima terça-feira (18) com o governador Silval Barbosa (PMDB) para discutir sua participação no staff. Atualmente, duas pastas estão sob o comando dos progressistas, as Secretarias de Estado de Saúde (SES) e de Esportes e Lazer (SEL).
De acordo com o secretário-geral do PP, o deputado estadual Ezequiel Fonseca, a intenção seria manter a cota, mas a principal meta da legenda é se manter à frente da SES. A pasta tinha como titular o deputado federal Pedro Henry (PP), que retornou à Câmara dos Deputados no final do ano passado, deixando-a sob o comando de seu adjunto, Vander Fernandes.
Já em relação à SEL, o progressista pondera que o acordo inicial previa a indicação de um deputado, independentemente do partido. Silval já teria sinalizado a indicação da secretaria ao PR, com quem se reuniu na última terça (11). Na reforma, também estaria sendo discutida a possibilidade do PT assumir o comando da SES. “Isso não tem procedência, primeiro vamos conversar com o governador”, ressalvou Fonseca.
Outros partidos que participam da discussão por cargos no governo e ainda devem se reunir com o governador até a definição dos nomes, prevista para a próxima semana, são o PSD, PMDB e PT.
Os peemedebistas lutam por mais espaço no staff, enquanto as outras siglas discutem sua participação para acomodar o PSD.