segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Savi cobra campanha sobre descarte correto de medicamentos

PUBLICIDADE

O deputado estadual Mauro Savi (PR) propôs ao Governo do Estado, campanha informativo-educativa nas unidades de saúde pública e privada, farmácias e laboratórios para conscientizar a população sobre o descarte correto de embalagens de medicamentos. "Por falta de informação, grande parte das pessoas acaba fazendo o descarte de medicamentos de forma incorreta e esse despreparo na questão do manejo de resíduos químicos leva a grandes danos", alertou.

Algumas farmácias em Mato Grosso coletam os remédios, mas de maneira voluntária. Na capital, por exemplo, existe uma drogaria que chega a gastar R$ 300 com a incineração que é feita uma vez ao mês. Ação importante e preventiva, mas que segundo Ricardo Cristaldo – proprietário do estabelecimento – limita-se a clientes do local, já que a mesma não possui condições de arcar com um custo superior ao atual.

"O problema é sério e pede medidas céleres. Aqui (em Mato Grosso) já existem algumas farmácias que adotaram e exercem em suas dependências, o chamado processo reverso", lembrou o deputado ao defender que a campanha proposta por ele, denominada "informativo-educativa" será de grande valia para a população e ao meio ambiente, considerando que a iniciativa gera desenvolvimento sustentável.

É de autoria de Savi, primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, o Projeto de Lei Nº 476/2012 que institui no âmbito do Estado de Mato Grosso, o Selo Descarte Correto e Implanta o Serviço de Informações sobre pontos de descarte de materiais recicláveis (Sidemar-MT). Na opinião do parlamentar, o Sidemar é a melhor resposta ao anseio de todos, uma vez que conscientiza e organiza fornecedores, intermediários e consumidores sobre a logística reversa e os locais apropriados para a dispensa dos resíduos sólidos e que podem ser reutilizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Governo de MT disponibiliza 773 casas para aquisição através do programa SER Família

O Programa SER Família Habitação, na modalidade Entrada Facilitada,...

Tribunal define que câmara em Mato Grosso pode autorizar concessão de serviços

Os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal...

Mauro espera que novo traçado ‘destrave’ projeto da ferrovia Sinop-Miritituba

O governador Mauro Mendes analisou, na sexta-feira, em Sinop,...
PUBLICIDADE