O PSD deve ocupar três pastas na futura composição do secretariado do governador Silval Barbosa (PMDB), após a reforma administrativa. Consta para a cota do partido o comando das Secretarias de Estado de Cultura, da Cidades e de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Há a possibilidade da legenda ainda “abocanhar” o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), estas duas últimas autarquias ligadas a Sedraf.
A informação é do jornal Diário de Cuiabá. A surpresa fica por conta da retirada da Secretaria de Estado de Cultura da “cota” do Partido da República (PR) para cedê-la ao PSD. Atualmente, a pasta é comandada pela secretária Vanessa Jacarandá, que assumiu o posto após a saída do deputado estadual João Malheiros (PR), eleito vice-prefeito de Cuiabá. O PSD já teria até indicado um nome para assumir o cargo e é o de Janete Riva, esposa do presidente da Assembleia Legislativa e secretário-geral do PSD, deputado estadual José Riva.
O vice-governador, Chico Daltro (PSD), é cotado para assumir a Secretaria de Estado de Cidades. Já a Sedraf pode ficar sob o comando do atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo de Sá.