A Câmara de Cuiabá marcou para às 15h do dia 1º de janeiro a posse dos vereadores eleitos neste ano. O Legislativo, que atualmente tem 19 parlamentares, passará a contar com 25. Eles e seus respectivos suplentes serão diplomados pela Justiça Eleitoral no dia 19 de dezembro em cerimônia no Centro de Eventos do Pantanal.
Logo após a posse, ocorre a eleição da Mesa Diretora que comandará a Casa no biênio 2013-2014. Pelo menos 3 nomes já se apresentaram à disputa: o atual presidente, Júlio Pinheiro (PTB), o reeleito Adevair Cabral (PDT) e o estreante no Legislativo municipal, João Emanuel (PSD), eleito com o maior número de votos neste pleito.
Somente após a eleição da Mesa Diretora é que o novo presidente poderá dar posse ao prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). A solenidade está prevista para o final da tarde do mesmo dia.
Para receberem o diploma de candidatos eleitos, eles precisam estar com a prestação de contas julgada e aprovada pela Justiça Eleitoral.
O prefeito eleito tem até a próxima terça-feira (27) para entregar seu balancete. Para os vereadores, o prazo se encerrou no último dia 6.