O candidato à presidência da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, José Moreno, escolheu três advogados de Sinop para compor a chapa OAB é Muito Mais. Os advogados Vilson Barozzi e Alexandre Gonçalves serão os conselheiros estaduais e Claudio Alves Pereira concorre ao conselho federal.
Para Gonçalves, é uma representatividade sem precedentes para Sinop desde que foi criada a 6ª Subseção, com sede no município e que também agrega advogados de Claudia, Vera e Feliz Natal.
“Nunca um candidato à presidência da OAB nos deu tanta importância, mesmo sendo Sinop a terceira maior subseção do Estado. É sinal de que mudanças estão por vir. Com o Moreno presidente, me parece que vai acabar com a centralização das ações em Cuiabá e Rondonópolis. Todos os advogados passarão a ter voz”, afirma Gonçalves.
Se a chapa de José Moreno vencer, Alexandre Gonçalves e Vilson Barozzi estarão entre os 32 conselheiros estaduais e vai representar toda a região norte de Mato Grosso.
“O sistema de conselho funciona diferente das subseções. Não é um para cada subseção, mas sim por regiões. De Sinop para o norte, eu e o Barozzi seremos os únicos conselheiros”, destaca Gonçalves.
Já Claudio Alves Pereira pode ser, caso Moreno vença, um dos três conselheiros federais de Mato Grosso. Fato inédito para a cidade e região.
“Historicamente, as vagas do conselho federal são destinadas aos advogados de Cuiabá ou de Rondonópolis. É a primeira vez que advogado de outra região tem oportunidade de ser conselheiro em Brasília”, enfatiza Pereira.
A eleição para escolha dos presidentes da OAB é na sexta-feira (23). Em Sinop, os conselheiros apoiam a candidatura do advogado Felipe Guerra. “Conseguimos compor uma chapa em Mato Grosso e Sinop extremamente positiva para nossa região. Penso que os advogados só tem a ganhar com esse grupo”, finaliza Guerra.