PUBLICIDADE

Leitão cobra da Funai solução dos conflitos de exploração minerais em áreas indígenas

PUBLICIDADE

O deputado Nilson Leitão (PSDB-MT) conversou, hoje, com representantes do Ministério da Justiça e a presidente da Funai, Marta Azevedo, sobre as questões de exploração em terras indígenas e os conflitos que ocorrem em Mato Grosso. Leitão expôs preocupação com o conflito que ocorreu na última sexta feira (9) em Apiacás e Alta Floresta, onde índios Kayabi se refugiaram nas cidades em protesto contra as explorações que ocorrem nas reservas. Leitão defendeu a criação de um grupo de trabalho para mediar os interesses com o governo. A sugestão do deputado é que a Funai se reúna com os índios, selecionando representantes, para que seja debatido os pontos polêmicos que tem causado desordem. “O que está faltando é uma intermediação para que seja possível chegar a um acordo nos assuntos polêmicos “, diz.

“Chegou um momento que a única saída é debater a demarcação de terras indígenas para que seja possível acabar com os conflitos. É preciso adequar a lei aos interesses dos índios, mas para que isso seja aconteça, o primeiro passo é escutar suas ideias para compreendê-los melhor”, defende o parlamentar.

Em quinze dias a comissão especial da Câmara dos Deputados vai, novamente, se reunir com a Funai para montar o cronograma das audiências e encaminhar definições sobre a exploração e o aproveitamento de recursos minerais em terras indígenas.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: Gerson encabeça chapa única para presidir a câmara

A eleição para a mesa diretora da câmara municipal,...
PUBLICIDADE