A efetividade do Controle Externo do Brasil será o tema central que motivará os debates no 3º Encontro Nacional dos Tribunais de Contas, que começará na segunda-feira (12) e prosseguirá até a quarta-feira (14), na cidade de Campo Grande (MS). A abertura ocorrerá na segunda-feira às 17h, com palestra magna do senador Pedro Taques (PDT).
O conselheiro presidente da Atricon, Antonio Joaquim, disse que os Tribunais de Contas estão cada vez mais atentos para a necessidade de prestar um serviço de qualidade e à altura da exigência da sociedade brasileira. Daí a importância dos temas escolhidos para os painéis e palestras, que serão apresentadas por ministros, conselheiros e autoridades de outras instituições como o Conselho Nacional de Justiça ou por personalidades como o sociólogo Roberto DaMatta.
Na terça e quarta-feira, serão debatidos assuntos como eficiência do gasto público, qualidade e agilidade do controle externo, Ouvidorias e serviços de informação ao cidadão, a importância das Corregedorias para o fortalecimento dos Tribunais de Contas, ética e a sociedade brasileira, comunicação social no âmbito dos TCs, práticas como o Programa de Desenvolvimento Institucional, lei processual nacional para julgamento de contas públicas e criação do Conselho Nacional dos Tribunais de Contas (CNTC).
O 3º encontro vai reunir mais de 260 pessoas, entre conselheiros, auditores substitutos de conselheiros e procuradores de praticamente todos os 34 TCs, assim como assessores de comunicação e assessores de conselheiros.