PUBLICIDADE

Parecer é contrário para STJ processar Silval; Assembleia deve decidir hoje

PUBLICIDADE

É contrário parecer emitido pelo deputado Romoaldo Júnior (PMDB) ao projeto de Resolução da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final da Assembleia Legislativa que autoriza o pedido do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para que o governador Silval Barbosa (PMDB) seja processado criminalmente por crimes supostamente cometidos quando era gestor na Assembleia de 2003 a 2005. O assunto chegou a entrar na pauta da sessão de ontem à noite, mas acabou sendo retirada por causa de um pedido de vista do deputado de oposição, Dilmar Dal Bosco (DEM). Hoje, ele deve ser apreciado novamente.

A denúncia ao STJ foi feita pelo Ministério Público Federal e a lei prevê que, para investigar criminalmente um governador, é preciso que a Assembleia autorize.

A relação entre o governador Silval Barbosa (PMDB) e os deputados acabou se restabelecendo após uma reunião com 15 deputados presentes. Mesmo assim, os outros 9 parlamentares formalizaram um entendimento para exigir algumas providências do governo do Estado principalmente em relação ao compromisso com áreas essenciais como saúde, educação e segurança.

Liderados por Percival Muniz (PPS), prefeito eleito de Rondonópolis, vão exigir que o governo do Estado estabeleça um calendário de compromissos quanto a repasses para municípios e para as áreas essenciais.

Mesmo continuando como minoria, 9 deputados são número mais do que suficiente para dar dor de cabeça a qualquer governante, pois com apenas 8 assinaturas é possível se criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), além de manobrar o quórum para impedir votações de interesse do Executivo Estadual.

O pedido de abertura de processo se recusado, paralisa os prazos de prescrição e decadência de pena se eventualmente Silval for considerado culpado.

(Atualizada às 09:03h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE