A comissão responsável pela auditoria do processo eletrônico de votação realizará o sorteio de duas urnas eletrônicas de Cuiabá neste sábado, véspera das eleições (27), às 9h, em solenidade a ser realizada no 3º andar do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O evento será conduzido pelo juiz presidente da comissão eleitoral, Jones Gattas, e será acompanhado por um promotor eleitoral e representantes de partidos políticos.
Após o sorteio, membros da comissão irão até o local de votação para retirar a urna eletrônica a ser auditada, que ficará sob escolta até o domingo de eleições, quando serão ligadas e receberão votos fictícios lançados em cédulas de papel. Ao termino das eleições, às 17 horas, as urnas eletrônicas serão encerradas e resultado eletrônico será comparado com a apuração dos votos em cédulas de papel.
As cédulas em papel que serão utilizadas no procedimento de auditoria do 2º turno das urnas eletrônicas foram previamente preenchidas por partidos políticos e por alunos do ensino médio – 2º ano do Colégio Maxi.
Para assegurar que todos os passos do procedimento conhecido como "Votação Paralela" comprovam que os votos lançados nas urnas eletrônicas são corretamente contabilizados, auditores contratados pelo Tribunal Superior Eleitoral irão acompanhar todo o processo e produzir um relatório, que será encaminhado ao TSE, que produzirá um documento único relatando o processo de auditoria da votação eletrônica em todo o país.