O Tribunal de Contas do Estado realiza, hoje, em Sorriso, e amanhã, em Sinop, o seminário “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”. O evento é destinado a representantes dos conselhos municipais de políticas públicas e temáticos, servidores públicos, gestores e controladores internos. O objetivo é incentivar a transparência na gestão pública com a transferência de tecnologias que estimulem o controle social sobre os resultados das políticas públicas.
Os dois municípios foram escolhidos por fazerem parte do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) lançado este ano pelo TCE. Ambos estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico pela primeira vez. Os trabalhos acontecem entre equipes das prefeituras e técnicos do Tribunal de Contas. O evento pretende apresentar à sociedade local as linhas gerais do planejamento estratégico e incentivar para que sejam propositivos e atuem no controle social, fiscalizando o cumprimento do que for definido como prioridade para cada município.
Em Sorriso, o seminário acontecerá, a partir das 7h30, no Centro Cultural de Sorriso Flor da Soja. A abertura será feita pelo conselheiro substituto, Moisés Maciel, e pelo coordenador do Planejamento Estratégico no PDI, Irapuan Noce Brasil, que estarão fazendo uma apresentação do PDI à sociedade. Em seguida, a secretária de Articulação Institucional do TCE, Cassyra L. Vuolo fará uma apresentação do projeto de incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã do PDI bem como a importância dos conselhos de políticas públicas enquanto instrumento de controle social e participação democrática.
Na quarta, será em Sinop, a partir das 7h30.