PUBLICIDADE

Lucas e Sorriso entre as que mais tiveram denúncias nas eleições na ouvidoria

PUBLICIDADE

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso  receberam de 1º de janeiro até dia 7 (data da eleição) 4.459 demandas, sendo 2.978 (66,78%) por telefone, 1.514 (33,95%) pelo sistema da ouvidoria e 57 (1,27%) presenciais. As denúncias ganham grande volume no período de julho em diante, data em que é liberada aos candidatos a realização da propaganda eleitoral.

Os municípios com o maior número de ocorrências foram Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Campo Verde, Colíder, Lucas do Rio Verde, Mirassol D´Oeste, Primavera do Leste, Sorriso e Marcelândia, informa a assessoria do tribunal.

Propaganda eleitoral extemporânea e propaganda eleitoral irregular, condutas vedadas a agentes públicos como o uso da máquina pública, uso de carros de som em locais proibidos pela legislação eleitoral e compras de voto compõe o universo das denúncias registradas nesse período.

De acordo com o balanço da Ouvidoria, os números registrados no dia do pleito se caracterizam por ocorrências que vão desde a prestação de informações ao eleitor referente ao seu local de votação, postos de justificativa, até denúncias de compra de voto e boca de urna.

Segundo o auxiliar da ouvidoria, Gilson Henrique Verlangieri Carmo, na semana que antecedeu às eleições, especificamente de 1º a 7 de outubro, o número de ocorrências registradas ficou em torno de 150 ao dia, e somente no dia 6 de outubro o setor recebeu cerca de 700 ocorrências.

Todas as denúncias recebidas pela Ouvidoria são encaminhadas ao Juízo competente para abertura de procedimento contra os envolvidos. A comprovação da denúncia pode resultar em penas que variam de multa até a cassação do registro ou diploma do candidato.

No segundo turno, em Cuiabá, o sistema continuará disponível pelo número 0800 647 8191 quanto pelo 148.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE