O pequeno município de Rondolândia, que fica localizado na região extremo Norte de Mato Grosso, chamou a atenção durante o pleito, realizado ontem. Além de eleger pela primeira vez uma mulher, a disputa foi a mais acirrada do Estado até agora, com apenas três votos de diferença.
Bett Sabah (PT) foi eleita prefeita com 1.061 votos (50,07%), enquanto seu adversário, Agnaldo Rodrigues (PP), recebeu 1.058 (49,93%). O resultado foi divulgado com exatidão somente quando a última urna foi aberta. Beth tem 34 anos, servidora pública e é natural de Campina Grande (PB).
Um outro fato que chamou a atenção foi o alto número de indígenas que votaram em uma escola da cidade. A tribo Zoró, acostumada a votar sempre em sua aldeia, teve que se locomover até a cidade para exercer o ato da cidadania.
O eleitorado do pequeno município é composto de 2.804 eleitores. 2.211 compareceram as 11 seções e apenas 593 se abstiveram. Segundo dados do IBGE, Rondolândia possui hoje 3.604 habitantes.
O município ainda elegeu seus nove representantes no legislativo. Confira os vereadores eleitos e reeleitos, segundo o TSE:
Pezão (PHS) – 173 votos
Ligia Neiva (PTB) – 163
Romilson da Catuava (PT) – 136
Gilberto Aguiar (PT) – 129
Orlando Maciel (PSD) – 123
Lindomar (DEM) – 120
Kátia Monteiro (PSDB) – 110
Picó (PPS) – 101
Dorizete do Sindicato (PT) – 98
Conforme Só Notícias já informou, a relação de vereadores ainda pode sofrer mudanças, caso haja casos de candidatos com registros sub-judice (indeferidos mas que ainda estão recorrendo na justiça). Eles têm os votos registrados, mas não computados oficialmente.