Nas cidades de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta e Guarantã do Norte algumas mulheres se destacaram e conseguiram se eleger, ontem. Uma é prefeita, outra vice e são seis vereadoras, sendo cinco novatas e uma reeleita.
Em Guarantã do Norte, Sandra Martins, do DEM, foi eleita para comandar o município a partir de janeiro. Ela obteve 8.940 votos que representam 63,24%. O prefeito Chico do Garimpão, que não se reelegeu, ficou com 5.197 votos ( 36,76%)
Em Sinop foi eleita a vice-prefeita, Rosana Martinelli (PSB), que é empresária, natural de Palotina (PR), tem 46 anos e foi a única mulher eleita em chapa majoritária entre as maiores cidades da região. Porém, não será a primeira experiência dela na política, já que a mesma foi secretária de Industria e Comércio do município durante a gestão do ex-prefeito Nilson Leitão (PSDB). Além de Rosana, outra mulher será destaque em Sinop.
Pela primeira vez, a empresária Neiva da Alvorada (PMDB), 47 anos, atuará no legislativo. Ela foi eleita com 845 votos, sendo a única vereadora mulher a compor a bancada da câmara nos próximos quatro anos.
Na cidade de Sorriso, duas mulheres atuarão na câmara pela primeira vez. Marilda Savi (PSD), 46 anos, recebeu 1.112 votos e foi a quinta candidata mais votada no município. Ela vai ser vereadores pela 2ª vez. A servidora pública, Jane Delalibera (PR), 43 anos, obteve 774 votos. Ela era suplente na atual legislatura e, com a cassação de outro vereador, ficou com a vaga. Neste pleito, conseguiu se eleger. Jane é natural de Alto Alegre (PR).
Já em Lucas do Rio Verde, a única mulher que irá representar o município no legislativo, será a professora Cleusa (PT), que foi eleita com 1.085 votos, sendo a terceira candidata mais votada. Cleusa tem 52 anos, é natural de Ivora (RS) e será sua primeira experiência na câmara.
Em Nova Mutum, a assistente social Lurdes (PSC) foi a quarta mais votada, com 860 votos. Ela será a única mulher no legislativo. Lurdes tem 40 anos, natural de Rosário Oeste e também atuará pela primeira vez no legislativo.
No município de Alta Floresta, Lucimara Brunetto (PT) concorreu à prefeitura, porém, acabou perdendo para Asiel Bezerra (PMDB). Ela recebeu 10.727 votos (39,02%), enquanto o eleito, recebeu 16.761 votos (60,98%).
Na câmara, Elisa Gomes (PDT), foi eleita com 673 votos. Elisa tem 51 anos, é natural de João Pinheiro (MG) e está no legislativo desde 2005.
Em nível nacional, o número de prefeitas eleitas no primeiro turno foi recorde. O balanço das eleições nas cidades que já elegeram seus novos prefeitos mostra, segundo o Tribunal Superior Eleitoral, que em 621 serão comandada por mulheres, a partir do ano que vem. Elas representam 11,37% dos 5.463 prefeitos já eleitos no Brasil, um recorde histórico.
(Atualizada às 17:03h)