Um efetivo de 973 policiais civis será usado nas eleições municipais, no domingo. Todos os municípios do Estado de Mato Grosso, onde não há delegacias da Polícia Federal, terão cobertura dos serviços investigativo e repressivo da Polícia Judiciária Civil. O delegado geral, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, destacou que o planejamento da instituição para as eleições de 2012, obedece orientações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), para garantir a tranquilidade do pleito eleitoral. “A Polícia Judiciária Civil não permitirá nenhuma violação da legislação eleitoral e caso algum cidadão presencie algum ato de crime eleitoral, que informe imediatamente à polícia, e providências serão tomadas”, afirmou Garcia.
Ontem à tarde, o diretor de interior, delegado Aldo Silva da Costa, representante da Polícia Civil junto ao TRE, se reuniu com os delegados e policiais de Cuiabá e Várzea Grande, que irão se deslocar para os municípios do interior do Estado e Baixada Cuiabana, para entrega de material de apoio e instruções aos policiais.
Estarão trabalhando nas eleições, 168 delegados de polícia, 196 escrivães e 609 investigadores, com apoio de 63 viaturas policiais.
A Diretoria de Inteligência da Polícia Judiciária Civil, em auxílio à Secretaria de Segurança Pública, está atuando na coleta, difusão e levantamentos de prováveis crimes eleitorais, com monitoramento das regiões criticas que exigem maior atenção da Polícia Civil. O diretor de Inteligência, Marcelo Martins Felisbino, disse que boletins informativos estão sendo produzidos e enviados para apuração das delegacias onde possíveis fatos possam estar acontecendo.
Na capital, uma equipe da Inteligência da Polícia Civil estará acompanhando todo o pleito junto a Tribunal Regional Eleitoral. O planejamento operacional de atuação da segurança pública no dia das eleições em Mato Grosso vem sendo definido em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desde o mês de julho deste ano. A partir de então, diversas reuniões aconteceram e a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp), em parceria com o TRE, percorreu algumas cidades da região Sul e Norte do Estado para difundir esse planejamento junto aos policiais e juízes das zonas eleitorais.